Nave de carga lançada pela Rússia sofre acidente na atmosfera

Lançamento correu normalmente, como mostra imagem do canal de televisão Rossiya 24 (Foto: AP Photo/Rossiya 24 TV Channel)
 (Foto: AP Photo/Rossiya 24 TV Channel)
O Progress 44, uma nave de carga lançada pela Roscosmos (agência espacial russa) nesta quarta-feira (24) pegou fogo na saída da atmosfera e caiu na Sibéria. A nave foi lançada da base russa de Baikonur, no Cazaquistão, e os destroços foram encontrados a 1,5 mil km de lá. A carga de 2,9 toneladas incluía comida, combustível e outros suprimentos. Não havia pessoas a bordo. O controle da missão, em Moscou, perdeu contato com o veículo 5 minutos e 20 segundos depois do lançamento. Dados anteriores indicam que houve um problema no sistema de propulsão e que a órbita desejada não foi atingida.
 

Michael Suffredini, gerente do programa da ISS, explicou que a decolagem e o início do voo seguiram o plano, mas que uma falha no motor causou o acidente, em entrevista coletiva que a Nasa transmitiu pela internet. Suffredini afirmou que há suprimentos de sobra na ISS e que os seis astronautas que lá estão – três russos, dois norte-americanos e um japonês – não passarão por necessidades em decorrência da perda da carga. 

No entanto, ele se mostrou preocupado com a possibilidade de que o acidente provoque atraso no próximo lançamento da Soyuz, a nave tripulada dos russos, que está marcado para 22 de setembro. Como a Nasa aposentou os ônibus espaciais e as empresas privadas ainda precisam de mais testes, os EUA dependem hoje da Rússia para enviar homens ao espaço.





*Ciências e Saúde

Nenhum comentário: