Em estudo divulgado pela empresa de consultoria BDO RCS, o Corinthians
consolidou a liderança como maior marca dentre os grandes clubes
brasileiros. A do Timão cresceu em 16% em relação aos números de 2010 e
está avaliada em R$ 867 milhões. O segundo colocado é o Flamengo (R$
689,5 milhões).
Amir Somoggi, um dos responsáveis pelo estudo, lista razões que fazem
do Alvinegro Paulista, mesmo inferior em relação ao Flamengo em número
de torcedores, o "campeão" quando o assunto é marca esportiva.
- O que puxou o Corinthians foi o crescimento do seu faturamento.
Embora não tenha a maior torcida do Brasil, o Corinthians tem uma grande
concentração de torcedores numa faixa de pessoas que recebe entre cinco
e dez salários mínimos. Além disso, o Corinthians tem mais torcida do
que o Flamengo no Sudeste. O Corinthians, por exemplo, teve receita de
R$ 212 milhões ao longo de 2010 e o Flamengo apenas de R$ 128 milhões -
explicou, por telefone.
Líder do ranking em 2009, o Flamengo caiu para o terceiro lugar em 2010
e assumiu a vice-liderança em 2011. Somoggi acredita que os
rubro-negros só reassumirão a ponta caso aprendam a explorar seu maior
patrimônio.
- Se o Flamengo souber explorar bem a massa de torcedores que tem
espalhada pelo país, passa o Corinthians. O Corinthians tem melhores
contratos, patrocinadores e uma bilheteria maior. Por isso, o Fla
precisa explorar o potencial de sua torcida - analisou.
Peixe e Vasco em alta
Outros dados interessantes se referem aos alvinegros Santos e Botafogo,
que dominaram o futebol nacional nos anos 60. Os paulistas apresentaram
a maior subida percentual de 2010 para 2011: 49% - sua marca foi
elevada de R$ 153,3 milhões para R$ 227,9 milhões. Já o clube de General
Severiano, lanterna nos últimos dois estudos, segue estagnado na 12ª
colocação. Sua marca só teve uma elevação de R$ 800 mil (entre 2010 e
2011). Somoggi explica ambos os fenômenos.
- O Santos tem grandes chances de superar o Internacional,
estabelecendo assim nas quatro primeiras colocações os grandes de São
Paulo mais o Flamengo. Mas isso também depende do crescimento do Inter. O
Botafogo tem pouca torcida pelo Brasil proporcionalmente aos outros 11.
Faturou apenas R$ 52 milhões em receitas no ano 2010. Além disso, o
patrocínio era de R$ 5 milhões no ano passado, dez vezes a menos do que o
Corinthians. Sua marca é proporcional ao que gera - explicou.
Além do Peixe, o Vasco é apontado como outro clube com potencial para
crescer muito no ranking que envolve os 12 maiores país. O título da
Copa do Brasil é visto por Somoggi como um combustível para isso.
- O Vasco tem um potencial gigantesco. Acredito que o título da Copa do
Brasil o ajudará muito. O Fluminense, por exemplo, cresceu
substancialmente após ser campeão brasileiro - disse.
Por fim, Somoggi ainda projetou que a disputa pela maior marca seguirá
por muito tempo entre Corinthians, Flamengo e São Paulo, os três
primeiros do levantamento. É válido destacar, porém, que o São Paulo,
líder em 2004, cresceu muito pouco em 2011, tendo seu marca ampliada em
relação à temporada passada em apenas R$ 4,4 milhões.
- O Palmeiras (quarto colocado) fica bem afastado em relação a esses
três. A briga vai continuar entre Corinthians, Flamengo e São Paulo -
decretou.
*G1 Esportes | Coluna do Niko
Leia Mais Webconquista News | Vitória da Conquista
Nenhum comentário:
Postar um comentário